domingo, 21 de maio de 2017

Cardeais conhecem capela onde aconteceu martírio em Cunhaú



Na manhã da sexta-feira (19/05), os cardeais Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida (SP), encerraram o programa de visitas aos locais de devoção aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que serão os primeiros santos mártires do Brasil. Nesta sexta-feira, os cardeais puderam conhecer a Capela de Nossa Senhora das Candeias, que fica situada no distrito de Cunhaú, no município de Canguaretama, onde aconteceu o martírio em 16 de julho de 1645, que vitimou várias pessoas, entre elas, o padre André de Soveral. Na capela, aconteceu celebração de missa, presidida Dom Raymundo e concelebrada por Dom Cláudio, pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além de sacerdotes da Arquidiocese. Algumas autoridades também participaram da celebração, como a prefeita do município de Canguaretama, Fátima Marinho, além de fiéis leigos.

Durante a homilia, Dom Raymundo destacou que o exemplo de fé, deixado pelos mártires potiguares é um convite a todos os cristãos e cristãs. “Somos convidados a ser santos, assim como eles foram, de maneira muito coerente. Somos chamados a exercitar mais a nossa fé, principalmente neste tempo, marcado por tantas indiferenças”, disse.


Ao final da celebração, o arcebispo de Natal fez uma avaliação positiva da visita dos cardeais. “Foi uma graça poder contar com a presença dos cardeais, que puderam conhecer os locais onde aconteceram os morticínios dos nossos futuros santos. Tendo em vista a proximidade do cardeal Cláudio Hummes com a questão da canonização, já que foi ele quem apresentou ao Papa Francisco a história de fé dos nossos mártires, foi muito importante proporcionar esta peregrinação, para que ele pudesse conhecer estes locais, o que reforça ainda mais o nosso sentimento de felicidade por esta graça para a Igreja Católica, que será a canonização dos mártires de Cunhaú e Uruaçu”, comemora.

Os mártires potiguares serão canonizados pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano, no dia 15 de outubro deste ano.

História

No engenho Cunhaú, aconteceu o martírio, em 16 de julho de 1645, quando foi morto o padre André de Soveral e vários leigos. Em Uruaçu, em 03 de outubro do mesmo ano, foram mortos o padre Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e outros leigos. Nas duas comunidades, o número de leigos assassinados foi de 28.

 Fonte: Arquidiocese de Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário