quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Eleito projeto arquitetônico para construção de complexo religioso no Santuário de Fátima

Comissão Julgadora - Foto: Rivaldo Júnior

O arquiteto potiguar Ciro Otho Costa de Lyra foi o vencedor do concurso que elegeu o projeto arquitetônico para a construção de uma réplica da Capelinha das Aparições, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal. O concurso vinha sendo realizado desde o dia 19 de dezembro do ano passado e contou com 15 propostas, de arquitetos locais e de outros estados.

A comissão julgadora foi composta pelos arquitetos Daniel Nicolau, Renata Matos, Ana Miriam, Peterson Dantas e Paulo Nobre, integrantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A apreciação dos projetos aconteceu nos dias 03 e 06 de fevereiro. Além da réplica da capelinha, o complexo contará com sala para adoração ao Santíssimo Sacramento, local para acender velas, banheiros, anfiteatro, lanchonete e galpão comunitário.

Para executar o projeto, a comunidade local vai lançar uma campanha para arrecadar fundos. O primeiro passo já foi dado. O município de Natal doou em 2015 o terreno com mais de 7 mil metros quadrados, com aprovação dos vereadores e sanção do prefeito Carlos Eduardo Alves.

A Capelinha

A construção original da Capelinha das aparições se encontra na cidade de Fátima, em Portugal. A autorização para a edificação de uma réplica, na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Natal, foi dada pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, dia 26 de outubro passado, quando da visita do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e do Padre João Maria do Nascimento a Portugal.



Projeto vencedor - Foto: Rivaldo Júnior
Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário