quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Paróquia de Nova Cruz e Lagoa d'Anta tem novo brasão

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta passa a ter partir deste mês de dezembro de 2016 um novo brasão. A pedido do pároco Pe. Francisco de Assis o novo brasão foi criado pelo Pe. Jorge Alves Cardoso, Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Coronel Ezequiel/RN. 

Segundo o Pe. Jorge a criação foi baseada no contexto do brasão anterior com novos detalhes simbólicos: O CÍRCULO: símbolo da perfeição. O BRASÃO: se abre como uma flor, revelando o Belo do Criador de todas as coisas em MARIA . No centro do Brasão na parte superior esta em azul cor que atribuímos a Nossa Senhora. Contém as letras "M" e "A" entrelaçadas e só redor 12 estrelas recordando as tribos de Israel e os discípulos. Embaixo no escudo a cor Verde da nossa Esperança. Temos uma Cruz que nos remetem ao nome da cidade "NOVA CRUZ" e o rio CURIMATAÚ que banha a cidade. A COROA DOURADA chama para a cidade conhecida como "A PRINCESA DO AGRESTE” e por fim a CRUZ DOURADA que nos lembra do Cristo Rei que vai a frente da Igreja conduzindo-à


DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Escudo do clero, Cortado na horizontal. O primeiro de blau (azul) com clássico monograma de Maria, formado pelas letras “M” e “A” sobrepostas, entre um círculo formado por doze estrelas, tudo de argente (prata) e um Rio. Uma coroa de rainha encimar do conjunto, e a Cruz de jalde (ouro). Entrelaçando o escudo um círculo de argente com borda de Jalde (ouro), com o nome da Paróquia é o lema: “Omnes Unum Sint”, em letras de Sable (preta).

JUSTIFICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

O escudo obedece às regras heráldicas. O campo de blau (azul) representa o firmamento celeste e ainda o manto de Nossa Senhora, sendo que este esmalte significa: justiça, serenidade, fortaleza, boa fama e nobreza. Com a monograma de Maria Santíssima, que é constituída pelas letras “M” e “A” sobreposta e que estão rodeadas de 12 estrelas de argente (prata). Maria é a mãe de Cristo e é a mãe da Igreja.  O segundo quartel de sinopla (verde) com uma Cruz de argente (prata) que nos remete ao nome da cidade “Nova Cruz” e o rio “Curimataú” que banha a cidade. A coroa de jalde (ouro) chama para a cidade conhecida como “A Princesa do Agreste”, E a Cruz que é o instrumento de salvação de todos os homens e representa Jesus Cristo e, sendo de jalde (ouro) traduz: nobreza, autoridade, generosidade e ardor. O círculo que entrelaça o conjunto simboliza a perfeição. Nós quando humanos somos imperfeitos, seguimos o Perfeito que é Jesus Cristo. Com o nome da Paróquia é o lema: “Omnes Unum Sint” (Que todos sejam um).


Brasão: anterior e o novo


Moldura com novo brasão

Brasão criado por Padre Jorge Alves Cardoso, Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo em Coronel Ezequiel/RN

Artes heráldicas criadas por Jailson Vitor da Silva, Santa Cruz/RN





Nenhum comentário:

Postar um comentário