sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Pároco divulga mensagem de ano novo


O Padre Francisco de Assis Inácio, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e lagoa d'Anta divulgou sua mensagem de final e ano novo. Leia na íntegra a mensagem: 


É HORA DE AVALIAR! É HORA DE AGRADECER!

Dentro de poucas horas, este ano já não existirá, terá passado... . Com o ano, passo também eu, e espero, com alegria, o novo alvorecer. Quantos anos ainda viverei até chegar ao além mundo? Talvez muitos, talvez poucos, talvez nem sequer um inteiro, um mês, um dia, uma hora!  Vivo. Vivamos o momento presente: de Ação de Graças!

Quero agradecer. A quem agradecer? Agradeço a Papai do Céu e ao Querido Filho do Pai, meu Irmão Jesus, ao Espírito Santo, e a Mãe Imaculada, que me deram colaboradores tão fieis, tão devotados, tão constante e tão discretos, como sendo os Animadores das comunidades, os Coordenadores de Pastorais, Movimentos, Serviços, Irmandades, Funcionários, e a Equipe composta pela comunidade das Irmãs Freiras do Amor Divino, o apoio da comunidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, do Colégio N. Senhora do Carmo, a ajuda fraterna e solidária também do Vigário paroquial. A estes paroquianos queridos de Nova Cruz. Aos amigos e amigas.

 Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta. Um pouco de cansaço. Graças a Deus, dias cheíssimos, meses abarrotadíssimos, ano superlotadíssimo: especialmente com a missão, o atendimento às comunidades, aos animadores, com a administração paroquial; e quando for bem mais com os pobres? Aí é que vou me sentir mais feliz ainda.

 Administrar é descobrir colaboradores capazes. É mais do que isso: preciso ter mais coragem ainda de cercar-me deles. 

 É hora de avaliar! Claro que não esqueço as misérias, os pecados, as fraquezas, as falhas... Contudo, maior é a misericórdia de Deus. E transbordam os motivos de ação de graças: pelo passado, por este ano e pelo futuro. 

 O Senhor supre as minhas misérias e preenche as minhas deficiências. Isto conforta-me, dá-me tranquilidade e firmeza. Quero ser todo e unicamente de Deus.

 Pergunto e respondo a mim: FRUSTRAÇÃO? Como, se estou convicto de ter recebido incomparavelmente mais do que eu poderia sonhar e receber. “São graças sobre graças!”

 É verdade, não minto, continuo me deixando ser conduzido pela graça divina; com ela, sim, continuarei com razões de saber a que dedicar a vida. Continuo protegidíssimo contra a rotina e contra a “esclerose do pessimismo” que só ver tudo na contramão. É claro que os olhos não são mais de crianças, mas não se cansam de descobrir a maior quantidade possível das situações, a cada instante, como se tudo fosse visto pela primeira vez.
 Sê louvado, Senhor meu Deus, por tudo que hoje apresento. Nenhum complexo de inferioridade. Nenhum desconsolo. Nenhuma desesperança. 
 Cobre-nos, Mãe, querida, com bênçãos!

 Peço as três Pessoas que moram comigo: o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo, a Imaculada Conceição, a S. José, a S. Francisco e aos Anjos de minha guarda, que me proteja, que nos protejam neste próximo ano de 2017. Assim seja!


FELIZ E ABENÇOADO 2017


Somos tantos os que desejamos a paz; não são poucas as pessoas que a constroem todos os dias com pequenos gestos, mesmo tendo que sacrificar a própria vida, como fez Jesus. Muitos sofrem e suportam pacientemente a dificuldade de tantas tentativas para a construir, assim nos leva a refletir o querido Papa Francisco, o timoneiro da paz. Avizinha-se 2017, comprometamo-nos, através do binômio oração e ação, a tornar-nos pessoas que desterram dos nossos corações, palavras e gestos a famigerada violência. Tudo é possível, se nos dirigirmos e nos confiarmos a Deus na oração. Podemos ser eficientes operários da paz. E o seremos! Então, comecemos já!

Ó Deus da Paz, garante para além das trevas, a Tua Paz promotora de Vida plena pra todos e todas. Amém! Assim seja!

Pe. Francisco de Assis Inácio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário