sexta-feira, 25 de março de 2016

Quinta-feira santa




Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na matriz da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, na noite da Quinta-feira Santa, 24 de março, a Igreja Católica dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. 

O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. 

O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O padre Francisco de Assis lavou os pés de algumas pessoas da comunidade, imitando Jesus no gesto, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

No final da celebração teve início a Adoração ao Santíssimo Sacramento na capela do Santíssimo que acontecerá até as 15 horas da Sexta-feira santa, quando começa a celebração da paixão.















Nenhum comentário:

Postar um comentário