quarta-feira, 20 de maio de 2015

Paróquia de Nova Cruz prepara Festa de pentecostes

Aconteceu nesta terça-feira, dia 19, às 20:30h, no Salão do ECC, reunião para definir últimos preparativos para a celebração do Pentecostes na Paróquia de Nova Cruz. Compareceram na reunião agentes de pastorais, movimentos e serviços juntamente com articuladores e religiosas da Congregação Filhas do Amor Divino. 

A celebração acontecerá no próximo sábado, dia 23, véspera de pentecostes, a partir das 19 horas em frente a matriz da cidade. Haverá um momento de reflexão e louvor na praça, logo após todos fieis entraram na igreja para recitação do terço. Haverá também cânticos, reflexões, orações e testemunhos sobre os Dons do Espírito Santo, encerrando com a Santa Missa. Também foi definido detalhes para missas do domingo.

Mas, o que é pentecostes? Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". 

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).




Fotos: Robervânio Heverton

Nenhum comentário:

Postar um comentário