quarta-feira, 8 de abril de 2015

Arquidiocese de Natal entrega Diretório de Pastoral



Dom Jaime entregou o Diretório ao clero, durante a Missa do Crisma (Foto: Cacilda Medeiros)


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez a apresentação e entrega do Diretório Arquidiocesano de Pastoral, ao clero da Arquidiocese e articuladores paroquiais, no último dia 02 de abril, durante a celebração da Missa do Crisma, na Catedral Metropolitana. O documento servirá como orientação para as celebrações litúrgicas e vida pastoral da Arquidiocese de Natal.

No decreto de promulgação do Diretório, o arcebispo destacou aspectos relevantes do documento e solicitou a apresentação do texto, em todo o território da Arquidiocese de Natal, no IV Domingo da Páscoa. “Recomendamos que seja recebido por todos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas engajados, com espírito de abertura e docilidade, e que ainda seja lido publicamente este decreto, bem como o texto de apresentação contido no Diretório Pastoral. O referido Diretório, no IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, seja entregue ao Conselho Pastoral Paroquial dentro da missa, com maior afluência de fiéis, significando a importância deste instrumento para a ação pastoral da nossa Igreja particular de Natal e para o profícuo conhecimento de todo o povo de Deus”, diz.

Segundo o padre Abelardo Freitas, organizador do material e revisor canônico, o Diretório Arquidiocesano tem o objetivo de apontar caminhos para a ação pastoral da Arquidiocese. “O Diretório é voltado a todos os agentes de pastoral das paróquias da Arquidiocese e o conteúdo está dividido em três capítulos e um anexo”, fala. Os capítulos tratam dos sacramentos da iniciação cristã, sacramentos de cura e sacramentos da comunhão ou do serviço, além do anexo, que trata sobre o estilo, a maneira e cronologia do caminho catecumenal.

Há mais de três anos foi formada uma comissão para organizar o material, coordenada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime, contando com a colaboração dos seguintes padres: Edilson Nobre, Francisco das Chagas, Bianor Junior, Matias Soares, José Nazareno, Murilo de Paiva, Valdir Cândido, Elielson Cassimiro, Paulo Henrique, José Valquimar, Abelardo Freitas e o diácono Edmar Conrado.

Os fiéis em geral podem adquirir o Diretório, na sala da tesouraria da Arquidiocese – Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), no valor de quatro reais.

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário