terça-feira, 7 de agosto de 2012

Posse do Padre Francisco de Assis em Nova Cruz

Chegada do Pe. Assis

A Igreja Matriz ficou completamente lotada de fieis novacruzense e demais fieis de outras paróquias, como de Nossa Senhora do Livramento de Taipu e Poço Branco, ex-pároquia do Pe. Assis, na noite desta segunda-feira, dia 6, por ocasião da posse do pároco Padre Francisco de Assis Inácio.

O Padre Francisco de Assis foi acolhido na entrada da cidade pelo Vigário Paroquial, Padre Janilson Macedo, seguida de carreata até a Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo Rodrigues de Aquino. Na ocasião o prefeito entregou a chave da cidade, passando para o novo pároco toda autoridade que exerce no município, como Igreja.


Momento da entrega da chave da cidade


Momento da leitura do Juramento de fidelidade ao assumir um ofício a exercer em nome da Igreja 


O Padre Francisco de Assis foi acolhido na entrada da cidade pelo Vigário Paroquial, Padre Janilson Macedo, seguida de carreata até a Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo Rodrigues de Aquino. Na ocasião o prefeito entregou a chave da cidade, passando para o novo pároco toda autoridade que exerce no município como Igreja.

A solenidade teve inicio com a entrada do Padre Assis na igreja matriz, onde foi logo saudado pelos paroquianos. Ele foi até  o altar de onde acenou para os fieis e foi a capela do  Santíssimo Sacramento. Logo após teve inicio a celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício.

Vários padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Natal/RN e das Diocese de Guarabira e João Pessoa/PB, e Floresta/PE, como também as religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho participaram da celebração. Entre os padres da Arquidiocese de Natal estava o Pe. Darci Lopes, coordenador do 8º zonal; Pe. Matias Soares, Vigário episcopal da região e Pe. Valtair Lira, Chanceler da Cúria metropolitana.

A solenidade também reuniu diversas autoridades constituintes como  prefeito, vereadores e secretários, e o comandante do 8º BPM, Major Genilton Tavares. Fieis paroquianos de Taipu, de Petrópolis, da Arquidiocese de Natal, e da Paróquia de Araruna/PB, também participaram da posse.

Assinatua  Juramento de fidelidade

Durante a solenidade o Padre Francisco de Assis foi nomeado Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A nomeação de um Pároco é feita pelo Senhor Bispo através de um documento que se chama Provisão de Pároco. Seguida da leitura da Provisão canônica feita pelo Chanceler da Cúria, Pe. Valtair Lira.



Igreja Matriz da Imaculada Conceição


O pároco proclamou o evangelho


Depois da liturgia da Palavra o Pároco faz a renovação das promessas sacerdotais, onde Ele será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Senhor Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe será entregue. Na Profissão de Fé o empossando antes de iniciar seus trabalhos como Pároco faz a sua Profissão, conforme determina a disciplina da Igreja. Outra parte da solenidade aconteceu conforme determina o ritual de posse tais como: Entrega da sede presidencial (a sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá); Entrega da chave do Sacrário (o novo pároco recebe a chave do Sacrário, indo até à Capela do Santíssimo e o abre, fazendo uma breve adoração); Sacramento da penitência ou Confissão (Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus ).

ENTREGA DOS LOCAIS QUE VIRÃO A SER CONSAGRADOS PELO SEU MINISTÉRIO


Entrega da sede presidencial: a sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá;

Tabernáculo: no qual está guardado o sacramento do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo

 Fonte Batismal: na qual irá administrar o Sacramento do Batismo 

Confessionário: daquela sede sagrada, o Senhor Jesus concede aos que estão oprimidos sob o peso dos seus pecados a graça de retornarem purificados no sangue redentor; exerce, pois, com dignidade e fidelidade, este ministério que Cristo confiou à sua Igreja.

Dom Jaime e Dom Matias

Fieis paroquianos de Nova Cruz

Igreja Matriz lotada de fieis


Autoridades presente

Familiares do Pe. Assis

Banda de música acolheu o Pe. Assis em frente a Igreja Matriz


A celebração eucarística terminou após as palavras de acolhida ao novo pároco, feito pelo casal articulador da Paróquia, Nildo e Erica; pelo prefeito,  e também pelo padre Janilson Macedo, vigário paroquial. Depois teve a  palavra do Padre Francisco de Assis, aos seus novos paroquianos e leitura da ata  de posse feito pelo Pe. Valtair Lira. 

Pe. Assis e familiares

No final da missa todos ficaram atentos a mensagem do novo pároco, Pe. Francisco de Assis




Nenhum comentário:

Postar um comentário