terça-feira, 10 de julho de 2012

Padre Edilson fez discurso de despedida agradecendo aos fieis paroquianos


Caros Paroquianos, Autoridades presentes, Caros visitantes

Sou muito grato a Deus por me ter permitido conhecer de perto a vida, a cultura, a história e a religiosidade deste povo de Nova Cruz. Aqui cheguei “sem querer querendo” e pouco a pouco fomos construindo boas amizades e semeando, com a graça de Deus, a semente de Seu Reino. Procurei fortalecer os trabalhos pastorais e fomentar a ação missionária da Igreja. Isto foi possível graças aos padres que nestes anos foram nossos colaboradores (Pe. Mário Gomes, Pe. Iranildo Augusto e Padre Janilson Francisco) e graças também às Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino; mulheres incansáveis que não medem esforços para  ajudar na evangelização e na formação dos leigos. Aqui encontrei excelentes agentes de pastorais comprometidos com a Igreja que me ajudaram a fazer a diferença na ação missionária da mesma. A principal obra que procurei edificar foi a construção do Reino de Deus. Procurei, dentro dos meus limites, e com a parceria de todos, anunciar a Palavra de Deus nas mais diversas ocasiões e recantos desta Paróquia e fomentar os fiéis para o verdadeiro encontro com Cristo na escuta da Palavra de Deus e na vivência dos Sacramentos, sobretudo através do Sacramento da Eucaristia. A interpelação aos fiéis para se manterem firmes e perseverantes tem sido constante em minhas pregações. O bem espiritual do povo de Deus foi sempre a minha preocupação número um. 

No entanto, também procurei não negligenciar em relação aos cuidados com o patrimônio físico da comunidade paroquial. Procuramos zelar, preservar e melhorar os bens pertencentes à nossa Paróquia. O que conseguimos fazer nestes quatro anos e meio? Primeiro, sou consciente de que não fiz nada sozinho. Na verdade, em cada comunidade contei com colaboradores eficientes que me ajudaram a conduzir os trabalhos voluntariamente e com muito entusiasmo.

§  Quando cheguei a Paróquia tinha um veículo já bastante desgastado (Pálio 2005). No primeiro ano adquirimos um Gol através de um festival de prêmios e de campanhas. Passando, portanto, a ter dois veículos como patrimônio – No início deste ano, trocamos os dois veículos por um novo e um seminovo. Um Golf 2012 e um Fiesta; O primeiro (o Golf) já quitado e o segundo (o fiesta) estamos pagando através de financiamento.

§  Casa Paroquial:Limpeza(pintura), adquirimos um conjunto de cadeiras para a área, cama, guarda-roupa e estante para quarto do vigário paroquial, colchões novos para todos os quartos, geladeira, gelágua, mesa e armário para cozinha, três condicionadores de ar Sprint, grades de ferro na garagem por medida de segurança...

§  Limpeza da Igreja Matriz e serviço de teto, pia batismal, bateria, teclado, violão elétrico, coluna de mármore para o Círio Pascal, coluna de mármore para imagem de Nossa Senhora, cadeiras, caixa de som, microfones, computador para secretaria, restauração dos objetos litúrgicos, sala da Pascom equipada com computador, impressora, etc.

§  Igreja de São Sebastião: Conclusão da obra (piso, estrutura de ferro para as janelas de vidro, instalação elétrica e luminárias, melhoria do som, pia batismal, pintura, bancos novos, cadeiras, computador, guarda-roupa, portas dos armários, imagem do coração de Jesus, instrumentos para o coral.

§  Restauração e pintura da Igreja de Santa Luzia e do salão pastoral da mesma.

§  Restauração da Igreja de Santa Maria Goretti, janelas novas, luminárias, microfones, restauração de duas imagens, construção da capela do Santíssimo e aquisição de bancos novos.

§  Construção da torre da Igreja de Frei Damião, portas, pintura, serviço de som.

§  Construção da Igreja do Planalto. Um terreno nos foi doado por Dão – alvenaria pronta e cobertura concluída, caixa de som e microfone, aquisição do quadro da Mãe Peregrina.

§  Aquisição de terreno para Igreja de São Judas Tadeu. Quinta-feira feira passada estivemos dando a bênção do terreno que foi doado pela Prefeitura Municipal.

§  Construção da Igreja de Capim Açu – Um terreno nos foi doado por seu Pedro. Alvenaria e cobertura prontos.  

§  Conclusão da Igreja de Conceição – Faltando apenas a pintura externa, som.

§  Construção da Igreja de Xique-Xique – Estrutura e cobertura concluídos.  

§  Ampliação da Igreja de Trigueiro já em obras.
§  Ampliação da Igreja de Sítio Catolé.
§  Melhoria e construção da sacristia da Igreja de Lagoa Verde (graças a um benfeitor)
§  Melhoria da Igreja de Lagoa da Mata. Portas novas, janelas e pintura.
§  Melhoria e pintura da Igreja do Serrote.
§  Melhoria da Igreja de Arisco – Aquisição de um sacrário, sacristia, e pintura.
§  Melhoria da Igreja em Lagoa de Serra– calçada, caixa de som e microfones.
§  Aquisição de um terreno para construir uma Igreja em Curralinho. (através de doadores)
§  Primeira Lagoa – Tem uma reserva de R$ 17.000,00 para começar ampliação da capela. Para lá foram adquiridos objetos litúrgicos
§  Centro Pastoral – Restauração e pintura de todo o prédio, inclusive a casa das irmãs, salão pastoral com janelas novas, luminárias, ventiladores, cadeiras, melhoria e equipamento da cozinha, (fogão, geladeira, self-service, liquidificador industrial e louças - doadas pelas pastorais e comunidades).Projetor multimídia e telão.
§  Pastoral do Menor – reforma (banheiros novos, cozinha, freezer, geladeira) – ajuda da justiça e comunidade. Minha gratidão a Dona Gilma e Lurdete e todos os benfeitores.
§  Cidade do Sol – cadeiras do presbitério, sino, microfones e objetos litúrgicos.
§  Sitio Macacos – pintura e bancos.
§  Lagoa Limpa do Fernando – Aquisição do Som, violão elétrico, objetos litúrgicos.
§  Juriti – Forro novo, luminárias, limpeza, melhoria do sistema de som.
§  Salão do ECC – Conclusão, cadeiras, gelágua, ventiladores, som, mesas, estantes. Um mérito das Equipes Dirigentes junto aos casais do ECC.
§  Lar de Maria – Limpeza, gelágua, cadeiras, portões. Mérito da Legião de Maria.
§  Sala da Pastoral da Criança – reforma e aquisição de equipamentos (Alpargatas)
§  Salão do Grujec – Hoje Salão Paroquial São Sebastião: troca de portas e janelas, telhas, ripas, substituição dos caibros comprometidos, luminárias, pintura, banheiros novos, cadeiras
§  As demais capelas, todas foram beneficiadas em alguma coisa.
§  Pascom – Melhoria do blog, site, informativo, ampliação da equipe. Conquista de uma sala equipada para os serviços da equipe.
§  Estamos em dia com a Arquidiocese – Repasse do Dízimo e Prestação de contas de todo este período da nossa administração. Porém ainda existem algumas pendências em relação às administrações anteriores.
Aos agentes de pastorais, serviços e movimentos. Muito obrigado! Obrigado pela disponibilidade, pelo espirito missionário e pela disposição de Servir a Nosso Senhor Jesus Cristo, através de sua Igreja.
Aos dizimistas e benfeitores, externo também a minha gratidão! Obrigado pela generosidade e pelo compromisso de fidelidade que mantiveram durante estes anos! Obrigado pela confiança que depositaram na minha pessoa. Perseverem e nunca deixem de colaborar com a Igreja, pois sem as suas colaborações fica difícil para qualquer padre dar continuidade aos trabalhos pastorais e administrativos.
Externo ainda minha gratidão e o meu afeto às Irmãs Filhas do Amor Divino e Franciscanas do Bom Conselho, que por vias diferentes contribuem para o bem do povo de Deus nesta terra de Nova Cruz.
Uma pergunta pode estar no ar: Por que estou deixando Nova Cruz? Por causa da missão que me obriga a estar sempre à disposição para as necessidades da Igreja. Como é do conhecimento de todos, fui chamado pelo nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha para colaborar com a Arquidiocese exercendo a função de Vigário Geral. Esta missão me obriga a estar mais próximo do Arcebispo e da Cúria Metropolitana para facilitar o atendimento aos sacerdotes e demais pessoas que nos procuram por circunstâncias as mais diversas possíveis. Saibam que não foi nada fácil dizer sim, pois sei dos possíveis desafios que se nos apresentam em consequência desta missão. E sei também o quanto seria difícil ter que dizer até logo a mais uma comunidade que entrou na minha vida e em meu coração. Dizer até logo a uma comunidade que me acolheu com tanto afeto e que me fez realizar-se plenamente em meu ministério.
Enfim! Concluo dirigindo a todos um pedido: Acolham bem o novo Pároco que está por vir. Ele é digno da missão que está recebendo e tenho certeza que ele vem com muita boa vontade para servir à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta bela terra de Nova Cruz. Seguramente, ele vem para juntar-se ao Pe. Janilson, ao Diácono Jeová, às Irmãs Filhas do AmorDivino e a todos os agentes de pastorais, serviços e movimentos para dar continuidade à missão evangelizadora.
Deus abençoe a todos! Que a Mãe Imaculada continue intercedendo por cada um de nós.


Pe. Edilson Soares Nobre
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário