terça-feira, 15 de maio de 2012

Arcebispo nomeia Vigários Episcopais e postulador dos Mártires



O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou quatro Vigários Episcopais, na manhã desta terça-feira, dia 15. Foram nomeados: Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza; Vigário Episcopal Norte, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior; Vigário Episcopal Sul, Padre Matias Soares; e Vigário Episcopal para Instituições Sociais, Padre Antônio Murilo de Paiva. “Pe. Chagas, Pe. Bianor e Pe. Matias serão responsáveis pela pastoral, porém o coordenador arquidiocesano será o Pe. Chagas”, informa o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre.

Também, na ocasião, Dom Jaime nomeou o Cônego José Mário de Medeiros para a função de Postulador da Causa dos Mártires. Essa função era exercida pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira, falecido em dezembro do ano passado.

De acordo com o Código de Direito Canônico, nos cânones 476 a 481, o Vigário Episcopal é constituído pelo bispo diocesano para uma determinada parte da diocese ou para determinadas espécies de questões. “Eles participam do poder executivo - munus de governar - que por direito pertence ao bispo diocesano praticando atos administrativos limitados à região ou ao setor para que foram nomeados. Devem referir ao bispo diocesano as principais atividades realizadas ou por realizar, sempre de acordo com a vontade e a mente do bispo”, explica o Vigário Judicial da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, citando o Código de Direito Canônico.
 
Quem são os nomeados
 
Padre Francisco das Chagas tem 51 anos de idade e 23 anos de sacerdócio. Atualmente, é pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, e capelão militar.

Foto: José Bezerra

 
Padre Bianor nasceu em 1967 e foi ordenado sacerdote em 1992. É administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, e membro da coordenação arquidiocesana e do Conselho Regional de Cáritas. É bacharelando em Direito.

Foto: Cacilda Medeiros

 
Padre Matias Soares nasceu em 19 de maio de 1978 e ordenado sacerdote em 5 de maio de 2004. Atualmente, é pároco da Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu. É bacharel em Teologia pelo Atheneum Pontifício Regina Apostolorum, em Roma; tem especialização em Ética Filosófica, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e é bacharelando em Direito.


Foto: Jorge Correa

 
Padre Antônio Murilo nasceu em 1957 e foi ordenado sacerdote em 1985. É pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim, e capelão do Monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante.


Foto: José Bezerra

 
Cônego José Mário tem 70 anos de idade e 41 de ministério sacerdotal. É mestre em Patrologia, professor universitário aposentado, pároco da Paróquia do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e assistente para os fiéis do Rito Maronita.


Foto: Francisco Morais


Fonte: Arquidiocese de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário